15 / 05 /2016 - Prefeitura do Rio revitaliza os Arcos da Lapa

RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Prefeitura do Rio restaura os Arcos da Lapa, no Centro do Rio, um dos principais monumentos da cidade e cartão postal do bairro boêmio. O projeto, que prevê serviços de revitalização e pintura, é executado pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, com acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O investimento é de R$ 1.040.301,70. A conclusão dos trabalhos está prevista para o mês de julho.

A última restauração dos Arcos da Lapa ocorreu entre abril e junho de 2014. Historicamente, o monumento recebe serviços de pintura e manutenção a cada dois anos.
- Os Arcos da Lapa são um dos principais símbolos do Rio de Janeiro. É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e durante a nossa gestão conseguimos estabelecer padrões de manutenção do monumento. Acho que a população do Rio de Janeiro merece e, ao mesmo tempo, teremos o monumento revitalizado durante dos Jogos Olímpicos, assim como aconteceu durante o período da Copa do Mundo de 2014 - ressaltou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

O monumento receberá serviços de raspagem de trechos danificados, recuperação das partes com argamassas soltas, e aplicação de pasta de cal como pintura. Para acessar os pontos mais altos da obra, os trabalhadores terão o auxílio de um caminhão com cesto aéreo. Vinte homens atuam na reforma. Por se tratar de uma construção antiga, a pasta cal é utilizada para evitar que a estrutura seja impermeabilizada, o que faria com que a umidade deteriorasse o interior do monumento.

Criado como um aqueduto no século XVIII, em 1726, o monumento é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, e conta com 42 arcos que somam 270 metros de extensão e 17,8 metros de altura. Ele se estende desde o morro de Santa Teresa, ao pé do convento das Carmelitas, até os remanescentes do morro de Santo Antônio. Sua função inicial era levar água do Rio Carioca para o chafariz do Largo da Carioca. Somente no século XIX os bondinhos passaram a utilizá-lo como uma estrutura viária de acesso a Santa Teresa.
A região da Lapa recebe ainda serviços pela 1ª Gerência de Conservação (Centro), onde são recuperadas diversas calçadas em pedras portuguesas e algumas golas de árvore. Rioluz e Comlurb realizam serviços rotineiros em toda a área da Lapa.

Fonte: Prefeitura do RJ