edição brasileira, 

ISSN 1981-6332

Revista MUSEU - cultura levada a sério O portal definitivo que mostra os bastidores
dos museus, a criatividade dos profissionais
da área e seus projetos inovadores,
divulgando a cultura no Brasil e no mundo.
    cultura levada a sério  
Busca no site
Em Foco
Artigos
Notícias
O Escriba
Glossário
Galeria
Na Estrada
Vitrine
Canal RM
Publicações
Loja RM
RM Imports
Projetos
Agenda
Endereços
Legislação
Links
Em Contato
Cadastre-se
Nossa Equipe
Parcerias
Patrocínio
Publicidade
Brindes
Expediente

O seu apoio é muito importante para nós !
Clique aqui e faça do Revista Museu sua Home Page Inicial !!
. < N o t í c i a s - / 2 0 16 > .  
.
Confira abaixo o que virou notícia na imprensa do país e do exterior:
 
 
. . . < /5/2016 > .
< NACIONAIS >
> 16 / 05 /2016 - Museu de Congonhas recebe doação de acervo para sua biblioteca
> 16 / 05 /2016 - Clarice Lispector é homenageada com estátua no Leme
> 16 / 05 /2016 - Manifestantes ocupam Ministério da Cultura no Rio em protesto contra extinção
> 16 / 05 /2016 - Museu Mineiro recebe a exposição Paisagem Cultural / Narrativa
> 16 / 05 /2016 - Servidores do Rio poderão comprar 9 mil ingressos para a Rio 2016
> 16 / 05 /2016 - Centro Cultural apresenta recital em homenagem aos 400 anos da morte de Cervantes
> 16 / 05 /2016 - Nova geração de editores independentes é destaque do jornal `Cândido`
> 16 / 05 /2016 - Aos 85 anos, morre em São Paulo o cantor Cauby Peixoto
> 15 / 05 /2016 - Prefeitura do Rio revitaliza os Arcos da Lapa
> 15 / 05 /2016 - Festival Internacional Estudantil de Cinema homenageia ator Tony Ramos
Mais Notícias Nacionais


< INTERNACIONAIS >
> 15 / 05 /2016 - Filme italiano é aplaudido por 10 minutos em Cannes  Versão Espanhol
> 15 / 05 /2016 - Noruega será país convidado da Feira de Frankfurt em 2019  Versão Espanhol
> 13 / 05 /2016 - Pela 1ª vez, Brasil terá álbum de figurinhas das Olimpíadas  Versão Espanhol
> 12 / 05 /2016 - Escola do Louvre: divulgado resultado da 3ª fase  Versão Espanhol
> 10 / 05 /2016 - Escultura de Rodin é leiloada a preço recorde  Versão Espanhol
 
  Mais Notícias Internacionais  
15 / 05 /2016 - Festival Internacional Estudantil de Cinema homenageia ator Tony Ramos

RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O 7º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí (Festcine), chamado o Oscar Estudantil Brasileiro, será aberto hoje (15) à noite. O homenageado dessa edição é o ator Tony Ramos, que, em 2014, filmou durante três semanas no município do sul fluminense a última obra do diretor Rui Guerra, baseada no livro Quase Memória, de Carlos Heitor Cony, cuja história faz referência à cidade. O filme será exibido na abertura do Festcine.

“Fui surpreendido por essa homenagem”, disse Tony Ramos à Agência Brasil. “São 52 anos de profissão. E eles resolveram me homenagear. É evidente que, para muitos, isso pode ser motivo apenas de uma massagem no ego. Mas, para mim, não tem esse objetivo, Fico realmente feliz pela possibilidade de despertar na região cinema e comunicação entre os estudantes”.

Secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí e também diretor-geral do Polo Audiovisual local, Roberto Monzo informou que, entre as novidades, o festival oferecerá oficinas gratuitas de audiovisual à comunidade, além de consultoria, por meio de parceria com a Caravana Rio Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura.

“É muito bom, porque terá uma coisa voltada ao empreendedorismo, atendendo aos novos empreendedores, formados no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), primeiro do Brasil em ensino profissionalizante na área do audiovisual”.

O festival é desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação, do Polo Audiovisual de Barra do Piraí, em parceria com a produtora Mauá Filmes, que ensina cinema nas escolas. O CVT se destina a apoiar os estudantes que desejam fazer cursos profissionalizantes e querem se especializar nessa área. “Isso tem gerado demanda pela qualificação e por novos negócios”, disse Monzo. "A Caravana Rio Criativo vem ao encontro dessas necessidades!, acrescentou o secretário.

Festcine
O Festcine 2016 reúne 500 alunos do sexto ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas de Barra do Piraí, que participam com 20 filmes na competição local, dez escolas do Brasil selecionadas para a competição nacional, além de instituições do Irã, Argentina e Rússia na competição internacional.

“Estamos com uma repercussão internacional como queríamos”, comentou Roberto Monzo. Segundo ele, a mostra internacional ainda não é competitiva, mas apenas de exibição, embora a intenção seja torná-la também competitiva mais adiante. Por isso, não há obrigação de que os filmes estrangeiros sejam projetos de escolas.

Este ano, além do júri técnico, formado por profissionais de cinema e educação, o Festcine terá participação de três estudantes italianos, fruto de parceria com o Giffoni Film Festival. No ano passado, Monzo levou dois alunos de Barra do Piraí para atuar no júri da quadragésima sexta edição do festival italiano. Lá, os filmes são feitos por profissionais e os jurados são jovens de várias faixas etárias. Em Barra do Piraí, os cineastas são estudantes e os jurados profissionais. Todos os filmes que disputam o Festcine são curta metragens, com duração máxima de 15 minutos.

Revolução social
Roberto Monzo informou ainda que o Projeto Luz, Câmera, Educação, do Polo Audiovisual de Barra do Piraí também contribuirá com a economia criativa, para geração de trabalho e renda para os estudantes. “O foco é a construção de uma nova cidade. É trabalhar a cidade para o futuro”. Com o processo histórico de desindustrialização em curso em Barra do Piraí, o secretário adiantou que está se buscando aproveitar o potencial da cidade, a valorização do patrimônio local e trabalhar isso como vocação econômica.

“A economia criativa é aquela que permite proporcionar inclusão social, sustentabilidade e preservação. Ela valoriza o que temos do ponto de vista das locações, do patrimônio histórico, mas também do patrimônio artístico e humano. Porque você acaba gerando um processo de empoderamento, de enriquecimento cultural da população. Trabalhar a economia criativa é trabalhar essa matéria-prima mais importante que temos, que é a criatividade”.

De acordo com Roberto Monzo, a economia criativa permite respeitar a vocação da cidade e promover seu desenvolvimento, sem perder mão da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que atrai pessoas que agregam valor e ajudam a pensar um município melhor.

A sinergia com as áreas de turismo, design, informática e cinema levam Barra do Piraí a se projetar como cidade do audiovisual. Cada produção feita na cidade tem reflexos econômicos positivos nos demais setores da economia, como hotelaria e comércio. “Você movimenta a economia e, ao mesmo tempo, gera uma projeção da cidade, o que favorece o fomento ao turismo e outros negócios”.

Para dar suporte às produções, foi criada pelo governo municipal a Film Comission de Barra do Piraí, primeira estrutura do gênero no interior do estado. “Hoje, somos uma das mais preparadas cidades do Brasil para atender demandas de qualquer produção. Pela experiência ao longo desses anos e pelo trabalho da equipe, conseguimos dar suporte a qualquer produção, seja nacional ou estrangeira, como o telefilme alemão On the road, informou Monzo.

Para o secretário, o Projeto Luz, Câmera, Educação acabou sendo uma ferramenta de transformação social, na medida em que descobre talento, aumenta a autoestima dos jovens, melhora o comportamento e a relação deles com a escola e com a sociedade. Para o cinema, o projeto dá uma contribuição decisiva, descobrindo talentos e formando plateias, salientou o secretário.

Fonte: Agência Brasil - Alana Gandra


Diga de 0 a 5 o que você achou da matéria.
012345
imprimir essa matéria imprimir volta ao índice índice enviar a alguém enviar volta ao topo topo
   
<Buscar Notícias>



< @ Notícia >
Clique no link acima para enviar notícias, opiniões, sugestões, e comentários.
voltar ao topoVoltar ao Topo
Revista Museu Site desenvolvido por Clube de Ideias
Copyright © 2001-2009

Conheça nossa política de privacidade.